O que é o SISCA

O Simpósio de Sustentabilidade & Ciência Animal (SISCA) é um evento que foi idealizado e promovido originalmente pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), por meio do seu Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Produção Animal (PPGNA) e seu Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE), localizados em Pirassununga, São Paulo.

 

O Simpósio teve sua primeira edição em 2009 e desde então tem sido realizado a cada dois anos, ampliando sua atuação e buscando cada vez mais ampliar as discussões que englobam a produção animal e suas implicações no meio ambiente e na sociedade.

 

Devido à importância e disseminação da temática, novas instituições passaram a fazer parte deste esforço.

A quarta edição do evento foi promovida em 2015 pela Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi nesta ocasião que surgiu o Fórum “Sustentabilidade e o Ensino da Medicina Veterinária”, com a finalidade de expandir o debate sobre sustentabilidade para a reflexão de como inseri-la no ensino da Medicina Veterinária.

Para esta quinta edição mais uma instituição se uniu à equipe, e a coordenação geral do evento está a cargo da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com grande satisfação, o V SISCA contará com a parceria entre FAMEV/UFU, a FMVZ/USP e a MZO/UFF.

 

O SISCA é o único evento nacional para tratar especificamente – sob o ponto de vista científico e prático – o tema da sustentabilidade aplicado à ciência e à produção animal.

 

A criação animal apresenta uma grande responsabilidade social e econômica no que se refere ao fornecimento de fibras, alimentos e serviços para a sociedade. Por outro lado, é uma atividade que apresenta uma forte inter-relação com o ambiente e com o homem.

 

Dessa maneira, a produção e a ciência dos animais passam a ser fortemente desafiados. A discussão entre profissionais das diferentes áreas que compõe a sustentabilidade – técnica, ambiental e socioeconômica – é o objetivo principal do SISCA.

 

O debate sobre a inserção do tema sustentabilidade no ensino foi mantido nesta edição do SISCA, e a partir da ampliação do escopo de cursos passou a ser chamado II Workshop “Sustentabilidade e o Ensino da Medicina Veterinária e da Zootecnia”, que discutirá como estes cursos de graduação podem preparar melhor seus egressos para considerar uma atuação que respeite o ser humano, os animais e o meio ambiente envolvidos, direta ou indiretamente, nos processos da produção animal.

 

Os eventos acontecerão entre os dias 29, 30 e 31 de outubro de 2020, e este ano serão realizados de forma totalmente online.

Organização:
Realização:
Patrocínio:
Apoio:
  • box-rodape